quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

OUVINDO E AVALIANDO

Lamentações 3
28 Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto Deus o pôs sobre ele.
29 Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.
30 Dê a sua face ao que o fere; farte-se de afronta.
31 Pois o Senhor não rejeitará para sempre.
32 Pois, ainda que entristeça a alguém, usará de compaixão, segundo a grandeza das suas misericórdias.

Em abril de 2009 fui convidado carinhosamente pelo Pastor e missionário Elton Rangel para conhecer Curitiba e seu campo. Foi uma experiência sem igual. Conheci o Pr. Rawderson Rangel (seu filho), e ficamos hospedados em sua casa. Sempre tive vontade de conhecer esta cidade e Deus me proporcionou este momento impar em minha vida. Nos quatro dias que passei lá, claro que não pude conhecer tudo, mas ciceroneado pelo Pr. Elton, comemos um inesquecível pastel (um verdadeiro almoço) no centro da cidade e pude ver as belezas dela. Também visitei várias igrejas, inclusive a do Pr. Rawderson.

É claro, não pude deixar de aproveitar os conselhos de quem tem muitos anos de ministério e compartilhei com o Pr. Elton um pouco da minha vida ministerial, enquanto ele também falava das suas experiências no campo (atualmente na Espanha) e respectivamente suas vitórias. Uma coisa me chamou a atenção em nossas conversas, uma passagem em Lamentações 3:29 que ele citou me fez refletir: “Ponha a sua boca no pó; talvez ainda haja esperança.”


Às vezes pensamos que por estamos ativos e participantes em uma igreja, os problemas que nos afligem não possam estar vindo de uma necessidade de reavaliar a nossa vida espiritual, nossos procedimentos em relação às ordenanças do Senhor, etc. Isso levou a questionar-me em relação a minha própria vida, meus objetivos e sobre os propósitos do Senhor em minha vida. Minhas conquistas (no Senhor) e minhas vitórias estão diretamente ligadas à minha afinidade com Deus e é igualmente proporcional à medida em que eu aprendo (amadureço) e aprendo a lidar com a vida. Conheci uma pessoa que me disse um dia: “Não preciso aprender mais nada, o que sei (da Bíblia) já é suficiente. Ora, o nosso relacionamento com Deus depende sem sombra de dúvida do meu conhecimento da Palavra de Deus e ela é fonte inesgotável do conhecimento de Deus e tem tudo que eu preciso para uma vida espiritual saudável.

Nós precisamos continuar colocando o nosso rosto em terra sim, não podemos nos esquecer nem um minuto que necessitamos radicalmente de estamos na presença dEle. Está tudo dando errado? Seus planos estão falhando? Talvez você precise disto: “Coloque sua boca no pó, talvez ainda haja esperança!”

Pr. Kelner Alcântara Queiroz
http://twitter.com/kaqster