quarta-feira, 18 de agosto de 2010

CONVICÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS

Uma das primeiras coisas que pergunto à igreja quando vou ministrar a Palavra de Deus é se as pessoas que vieram ao culto têm, no mínimo, idéia de que O Criador do Universo está presente naquele lugar. Padronizamos nosso relacionamento com Deus de uma maneira básica e desinteressada, talvez por conta da rotina do “ir à igreja”, ou pelo fato de não termos na realidade nenhum tipo de relacionamento com Ele mais comprometido. Entendo que a falta de experiências vivas com Deus, tem mumificado as relações fundamentais do homem com o seu criador. Estamos vivendo em uma geração onde muitos tem buscado ouvir as experiências de outras pessoas. Cultos de poder, profetas os mais diversos, shows e programações que massageiam o ego, em detrimento da necessidade de ter uma busca pessoal, e conhecer a Deus mais de perto. Há muito tempo, ouvi de um missionário que trabalhava evangelizando índios falando da dificuldade da tradução da Bíblia onde costumes se confrontam e não ajudam a sua interpretação. Dizia ele: Em uma grande oca, como traduzir: “Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.” (Mateus 6:6). Ele precisava encontrar uma maneira para que aqueles homens e mulheres entendessem o significado de: “Entra no teu quarto (...) e ora em secreto...” em um contexto totalmente diferente. Era necessário mostrar a eles como ter uma experiência pessoal com o Senhor. Com o tempo ele descobriu que cada índio tinha uma “trilha” pessoal na mata onde só ele podia passar. Então o missionário traduziu assim: “Quando orares toma a tua trilha...” Algum tempo depois um certo índio veio falar ao missionário sobre um amigo dele que não estava orando, então o missionário perguntou: como você sabe disto? Ao que ele respondeu: “O mato da trilha dele está muito alto!” Agora com certeza a compreensão da Palavra de Deus mostrava a diferença de ter ou não ter uma experiência com o Senhor, mesmo em condições totalmente diferentes da nossa. Nossa falta de comunhão com Deus é revelada em nossos caminhos, e muitas vezes o capim da nossa trilha está muito alto.
Você tem convicção da presença de Deus em sua casa? Na igreja onde você freqüenta? Em seus relacionamentos? Se não tem, é porque você necessita de uma experiência com o teu Criador. Foi assim com Natanael. Preste a atenção na leitura abaixo:

João 1:45-51

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.
Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.
Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem.

Natanael possuía um conhecimento básico do Criador, mas não tinha ainda uma experiência com Ele. Por isso comentou com certo sarcasmo: “: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré?”, mal sabia ele que a sua proximidade com O Cristo iria gerar fé em sua vida. Isso foi o “antes” na vida de Natanael. O “depois” foi o melhor, ele conheceu a Jesus profundamente e ainda recebeu do Senhor a promessa que ainda teria mais experiências com Ele. Ser visto em baixo de uma figueira era muito pouco diante do que Deus queria fazer com ele. Creia que Deus quer estar presente em todos os momentos da sua vida, mas é necessário primeiro que você creia nisto. Ele te ama muito mais do que você imagina e deseja fazer parte da tua vida. Nesta geração tão vazia e materialista O Senhor tem buscado pessoas como você para revelar o seu infinito amor. Você não quer ter uma experiência com Deus? Ele diz assim: “Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jer. 29:13) Isso não é só para alguns, é para você também!