sexta-feira, 21 de maio de 2010

EXISTEM AMIGOS DE VERDADE SIM!

Existem fatos em nossas vidas que são inesquecíveis. Em minha memória, guardo boas lembranças da época de colégio. Eu estudei no Colégio Americano Batista em Recife, e havia um momento na semana, chamado lecção, onde reuníamos e entre palestras, cantávamos juntos com os outros alunos. Uma canção, me chamou a atenção e ficou guardado em minha memória, ela fala sobre a amizade verdadeira. Se não esqueci dos detalhes ela é assim:


Se uma boa amizade você tem,
Louve a Deus pois amizade é um bem.
Toda boa amizade você deve conservar,
Como é bom quando se sabe amar.
Amizade vem de Deus e a Deus deve levar,
Como é bom quando se sabe amar.


Uma boa amizade é mais forte do que a morte.
Mesmo longe, na saudade,
a amizade vai ficando até mais forte.
A amizade é na vida uma canção.
A amizade faz cantar o coração.
Ser amigo é fazer ao amigo todo o bem.
Como é bom saber amar alguém!
A amizade vem de Deus e a Deus deve levar.
Como é bom quando se sabe amar!

Amizade é na vida uma canção... 
Amizade faz cantar o coração... 
Ser Amigo é fazer ao amigo todo o bem... 
Como é bom saber Amar alguém!

 A amizade vem de Deus e a Deus...

Poemas como esse são capazes de criar em nós um vínculo de conceitos que nos ajudam a continuar crendo no poder de uma amizade verdadeira. Os valores colocados em nós durante o percurso da nossa vida tem o poder de juntar ou espalhar, construir ou destruir, começar ou nunca tentar. Já passei, desde que cantei pela primeira vez essa música, por experiências que marcaram a minha história em todos os sentidos: Alegrias, decepções, sentimentos de derrota, e muitas vitórias, e dentro deste contexto, os princípios contidos nesta mensagem ficaram marcados profundamente em minha vida o suficiente para crer que a despeito das falsas amizades que se intrometem em nossas vidas, sempre Deus nos proporciona amizades verdadeiras. E é no momento de fragilidade que precisamos desses valores para não desistir de crer que existem ótimas pessoas à nossa disposição para firmarmos amizade e péssimos amigos para testar a nossa paciência e capacidade de perdoar.

Veio escrito no rodapé da agenda que ganhei este ano uma frase assim: “O falso amigo é como a sombra, só aparece quando o sol brilha.” Não veio o autor da frase, mas tem um valor embutido nela. Amigo é aquele que está conosco em todos os momentos da nossa vida, bons ou maus. O amigo de verdade é capaz de nos dizer verdades e nos apontar erros, e se somos amigos dele, em contrapartida, somos capazes de ouvir estas verdades e agradecer a Deus por tê-lo usado. Deus usa os amigos para tratar nosso comportamento, nos pontos que ainda não enxergamos, e para isso é necessário aqui a inclusão da humildade, um quebrantamento que forja a maturidade de que precisamos. Deus não usa os amigos só para nos acompanhar em momentos difíceis ou estar conosco comemorando uma vitória; Ele usa esses amigos para moldar as nossas vidas.

Em Eclesiastes 4:9-12, lemos assim:

9 É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
11 E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Que valores você tem acumulado durante o percurso da sua vida? É possível que você esteja magoado com alguém, em quem você confiou, criando em você um sentimento de revolta e conseqüentemente forma-se uma recusa em arriscar conhecer outras pessoas. Os princípios são eternos e tenha certeza que ele formou pessoas como você, corretas, que amam verdadeiramente e que estão prontas a firmar um novo laço de amizade com você. Deus tem preparado para a sua vida pessoas para estarem juntinho a você. Tenha certeza, ainda existem muitos amigos. Relacione-se, coloque Deus entre suas amizades, e assim tenho certeza que você poderá identificar aquele que Deus colocou para você. Quanto aos maus e falsos amigos, ore por eles, pois precisam da graça do Senhor e também podem ser curados. Creia!

Pr. Kelner Alcântara Queiroz

quarta-feira, 19 de maio de 2010

ONDE ESTÃO OS AMIGOS QUANDO MAIS PRECISAMOS?

Há quem diga que não existem mais amigos de verdade, e eu até entendo o desabafo de alguns, pois nesta época de desamor, violência e desconfiança, onde muitas vezes o “perigo mora ao lado” ou está até mesmo dentro de nossas casas. Fica difícil confiar em alguém para conversar, chorar e ouvir aquelas palavras que tanto precisamos ouvir naquele momento. Será que teremos infelizmente de aderir ao individualismo que anula a possibilidade de um bom relacionamento e promove a proliferação deste câncer social no meio em que vivemos?

É repugnante ligar a televisão e ver todos os dias notícias de políticos envolvidos em um mar de corrupção, policiais que andam na contramão da sua profissão, alunos agredindo professores, ao mesmo tempo em que pais, padrastos, vizinhos, amigos são contabilizados em denúncias policiais como estupradores; colegas de classe que são verdadeiras quadrilhas espancando colegas em encontros marcados muitas vezes na internet, mães que abandonam filhos à própria sorte, sacerdotes acusados de pedofilia etc.
Não dá para relacionar os fatos que nos distanciam do próximo e fragmentam a sociedade, pois são muito mais do que conhecemos. Será que no meio desta confusão ainda existem amigos de verdade? Uma passagem da Bíblia me chama a atenção: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mt. 24:12). Muitos estão sendo mais seletivos na escolha de seus amigos ou amigas, devido a este fenômeno social promovido pelo inferno, e o próprio Jesus nesta passagem profetiza este fato. Ele estava falando dos últimos dias, o que tem se assemelhado muito com as características que se apresentam na atualidade. Não somos obrigados a tolerar ou até mesmo aceitar mudanças de valores a este nível. Não devemos nos moldar a esta estratégia diabólica que tenta por em risco todos os princípios que a Palavra de Deus nos apresenta, e temos que nos posicionar radicalmente em relação a isto. Existem amigos de verdade sim!
Em Provérbios 18:24, lemos “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” Existem amigos e amigos. Mas sempre há alguém que nos ama. Só descobriremos isto, quando nos arriscamos nos relacionamentos. Não há outra possibilidade. Relacionamento é coisa séria, criada pelo Senhor, e que precisa obedecer certos padrões para a sua escolha e manutenção. Precisamos sim tomar muito cuidado na hora de escolhê-los, mas não podemos nos omitir de tentar, senão ficaremos sós. Como a passagem descreve: “há sempre um amigo mais apegado que um irmão.” Você tem amigos? Sabe tê-los? Sabe conservá-los? Sabe amá-los?

Não preciso deles! Talvez algum dia você tenha dito isto, mas na hora que a gente mais precisa, o amigo é que está lá: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (NVI) Ec. 4:10. Às vezes lembramos das marcas deixadas por uma pessoa em quem a gente confiou e nos traiu, isso não significa que todos farão isto. Também não significa que esta pessoa não necessite do nosso perdão, você pode ter errado também com alguém que ama.
Amigo, é aquele que sabe falar o que a gente precisa ouvir, ou seja, confiamos em suas palavras e elas têm o poder de transformar o momento. É aquele que nos perdoa quando falhamos com ele, e permanece junto, porque compreendeu o outro. Amigo, é aquele que mesmo longe, lembra da gente, e não deixa de amar apesar da distância, está sempre aguardando sua volta. Ele chora conosco, e também sorri no momento certo. Fica triste com nossas falhas e ajuda a consertá-las.

Eu tenho amigos assim e dou graças a Deus. Mas conheço um que pode ser seu amigo, Ele é tudo isso que descrevi e muito mais, Ele nunca, nunca mesmo, nos abandona, nós é costumamos manter distância dele. Ele fez algo que mais ninguém no mundo fez por ninguém: Deu sua própria vida por você. Ele quer ser seu amigo... O nome dele é Jesus! Ninguém consegue descrever o amor que Ele sente por nós. Um cantor evangélico e também pastor Feliciano Amaral cantou este refrão:

Se os mares todos fossem tinta,
E os céus sem fim fossem papéis,
E as hastes todas fossem penas,
E os homens todos, escrivães...
Nem mesmo assim o amor seria,
Descrito em seu fulgor...
Oh, maravilha deslumbrante,
É esse eternal amor.

Esse amor amigo, amor eterno só um pode dar. Confie sua vida a este amigo que não te abandona nem te deixa na mão. Talvez neste momento com os problemas que você tem passado e as circunstâncias que tem vivido você tenha desistido talvez até de tentar achar este amigo, mas pode ter certeza, além da fidelidade que Ele proporciona, também nos dá novos amigos, pessoas usadas por Ele para nos ajudar nesta caminhada. Nesta vida ainda vai aparecer muitos amigos, verdadeiros e falsos, mas nunca um igual a Jesus.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5)

quinta-feira, 6 de maio de 2010

O DESAFIO DE OUVIR

O DESAFIO DE OUVIR (Lucas 5)

1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.
5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.
7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”
9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.
11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

Ouvir

“Deus nos criou de maneira perfeita. Em sua sabedoria, dotou o ser  humano com uma boca só, contudo, nos colocou duas orelhas.”
desconhecido

Ouvir é uma ação que exige esforço da nossa parte. Quando não estamos dispostos a ouvir, temos uma capacidade biológica de direcionar a nossa mente de forma a não ouvir, ou no popular: “fazemos ouvido de mercador“. É discutido no meio científico que ao ouvir só retemos uma pequena parte daquilo que foi comunicado, de forma que, um bom ouvinte é um grande herói em todos os sentidos. Como está escrito em Romanos 10: 17 “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” A falta de sabedoria está associada a não querer ouvir:

Prov. 19: 27 “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.”

 O bom ouvinte é capaz de:

1.       Evitar a distração - (v. 1) – Aquela multidão queria ouvir Jesus falar, muito embora uma grande multidão os comprimia, ouvia atentamente o que Jesus falava. Todos ficavam extremamente atentos para ouvir as Palavras da verdade.

ü  Evitar a distração começa com reverência. É uma ordem! (Eclesiastes 5: 1) “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.”
ü  Para evitar a distração é necessário deixar de lado pensamentos que dispersam nossa atenção. Hebreus 3:1 “Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.”)

2.       Estar pronto para confrontar seus próprios conceitos. (vv. 4, 5) – Na dinâmica de Pedro, ele já havia feito tudo o que era possível para pescar corretamente, mas mesmo diante da sua experiência tomou a decisão de crer na impossibilidade. Agora não era mais o conhecimento de Pedro na arte da pesca (conhecimento humano), agora era tão somente confiar.

ü  Reconhecendo sua pequenez. Quando somos capazes de derrubar conceitos construídos durante toda a nossa vida aceitar o que Ele tem pra nós é sinal de que começamos a ouví-Lo. (Isaias 55:9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus
pensamentos.”)
ü  Obedecendo a Ele sem restrições. Quando fixamos nossas metas no Senhor Jesus, seremos capazes não somente de ouvi-Lo, mas também de obedecê-Lo. (Hebreus 3:1 “Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos..”)

3.       É transformado pelas palavras do Senhor Jesus. (VV. 9-11) – Aquele que sabe ouvir também é transformado pelo que ouve. Ouvir palavras que mexem com nossos conceitos e deixar que elas provoquem mudanças em nossa história de vida sinaliza que houve maturidade e ousadia no processo de aprendizado. Há pelo menos quatro benefícios para aquele que sabe ouvir, como já citamos acima em Romanos 10: 17 “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

ü  O benefício da sabedoria. (Mateus 7:24) “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha..”
ü  O benefício da felicidade. (Pv. 8:34) “Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.”
ü  O benefício da cura. (Mt.13:15) “Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos,e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos,entender com o coração e converter-se, e eu os curaria”.
ü  O benefício da vida eterna. (João 5:24)  Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”

É sempre mais difícil ouvir do que falar, mas saber ouvir traz conseqüências benéficas ao homem, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com Deus e depois com o próximo. É uma terapia que transforma, cura, liberta e salva. Faça como Pedro: “Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Obedeça a Jesus, ouça-o no Pequeno Grupo que você participa ou em outras reuniões da igreja, ou mesmo quando Deus usar alguém para falar com você.

Um forte abraço, Pr. Kelner