quarta-feira, 19 de maio de 2010

ONDE ESTÃO OS AMIGOS QUANDO MAIS PRECISAMOS?

Há quem diga que não existem mais amigos de verdade, e eu até entendo o desabafo de alguns, pois nesta época de desamor, violência e desconfiança, onde muitas vezes o “perigo mora ao lado” ou está até mesmo dentro de nossas casas. Fica difícil confiar em alguém para conversar, chorar e ouvir aquelas palavras que tanto precisamos ouvir naquele momento. Será que teremos infelizmente de aderir ao individualismo que anula a possibilidade de um bom relacionamento e promove a proliferação deste câncer social no meio em que vivemos?

É repugnante ligar a televisão e ver todos os dias notícias de políticos envolvidos em um mar de corrupção, policiais que andam na contramão da sua profissão, alunos agredindo professores, ao mesmo tempo em que pais, padrastos, vizinhos, amigos são contabilizados em denúncias policiais como estupradores; colegas de classe que são verdadeiras quadrilhas espancando colegas em encontros marcados muitas vezes na internet, mães que abandonam filhos à própria sorte, sacerdotes acusados de pedofilia etc.
Não dá para relacionar os fatos que nos distanciam do próximo e fragmentam a sociedade, pois são muito mais do que conhecemos. Será que no meio desta confusão ainda existem amigos de verdade? Uma passagem da Bíblia me chama a atenção: “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mt. 24:12). Muitos estão sendo mais seletivos na escolha de seus amigos ou amigas, devido a este fenômeno social promovido pelo inferno, e o próprio Jesus nesta passagem profetiza este fato. Ele estava falando dos últimos dias, o que tem se assemelhado muito com as características que se apresentam na atualidade. Não somos obrigados a tolerar ou até mesmo aceitar mudanças de valores a este nível. Não devemos nos moldar a esta estratégia diabólica que tenta por em risco todos os princípios que a Palavra de Deus nos apresenta, e temos que nos posicionar radicalmente em relação a isto. Existem amigos de verdade sim!
Em Provérbios 18:24, lemos “Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão.” Existem amigos e amigos. Mas sempre há alguém que nos ama. Só descobriremos isto, quando nos arriscamos nos relacionamentos. Não há outra possibilidade. Relacionamento é coisa séria, criada pelo Senhor, e que precisa obedecer certos padrões para a sua escolha e manutenção. Precisamos sim tomar muito cuidado na hora de escolhê-los, mas não podemos nos omitir de tentar, senão ficaremos sós. Como a passagem descreve: “há sempre um amigo mais apegado que um irmão.” Você tem amigos? Sabe tê-los? Sabe conservá-los? Sabe amá-los?

Não preciso deles! Talvez algum dia você tenha dito isto, mas na hora que a gente mais precisa, o amigo é que está lá: “Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!” (NVI) Ec. 4:10. Às vezes lembramos das marcas deixadas por uma pessoa em quem a gente confiou e nos traiu, isso não significa que todos farão isto. Também não significa que esta pessoa não necessite do nosso perdão, você pode ter errado também com alguém que ama.
Amigo, é aquele que sabe falar o que a gente precisa ouvir, ou seja, confiamos em suas palavras e elas têm o poder de transformar o momento. É aquele que nos perdoa quando falhamos com ele, e permanece junto, porque compreendeu o outro. Amigo, é aquele que mesmo longe, lembra da gente, e não deixa de amar apesar da distância, está sempre aguardando sua volta. Ele chora conosco, e também sorri no momento certo. Fica triste com nossas falhas e ajuda a consertá-las.

Eu tenho amigos assim e dou graças a Deus. Mas conheço um que pode ser seu amigo, Ele é tudo isso que descrevi e muito mais, Ele nunca, nunca mesmo, nos abandona, nós é costumamos manter distância dele. Ele fez algo que mais ninguém no mundo fez por ninguém: Deu sua própria vida por você. Ele quer ser seu amigo... O nome dele é Jesus! Ninguém consegue descrever o amor que Ele sente por nós. Um cantor evangélico e também pastor Feliciano Amaral cantou este refrão:

Se os mares todos fossem tinta,
E os céus sem fim fossem papéis,
E as hastes todas fossem penas,
E os homens todos, escrivães...
Nem mesmo assim o amor seria,
Descrito em seu fulgor...
Oh, maravilha deslumbrante,
É esse eternal amor.

Esse amor amigo, amor eterno só um pode dar. Confie sua vida a este amigo que não te abandona nem te deixa na mão. Talvez neste momento com os problemas que você tem passado e as circunstâncias que tem vivido você tenha desistido talvez até de tentar achar este amigo, mas pode ter certeza, além da fidelidade que Ele proporciona, também nos dá novos amigos, pessoas usadas por Ele para nos ajudar nesta caminhada. Nesta vida ainda vai aparecer muitos amigos, verdadeiros e falsos, mas nunca um igual a Jesus.

“Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37:5)

Um comentário:

Reflexões disse...

Gostei! Creio que é bastante atual, pois, muitos estão vivenciando ou ja tiveram experiencia assim,que Deus continue iluminando tua mente com mensagens cada vez mais esclarecedoras no nome de JC,amém!