quinta-feira, 6 de maio de 2010

O DESAFIO DE OUVIR

O DESAFIO DE OUVIR (Lucas 5)

1 Certo dia Jesus estava perto do lago de Genesaré, e uma multidão o comprimia de todos os lados para ouvir a palavra de Deus.
2 Viu à beira do lago dois barcos, deixados ali pelos pescadores, que estavam lavando as suas redes.
3 Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo.
4 Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.
5 Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.
6 Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.
7 Então fizeram sinais a seus companheiros no outro barco, para que viessem ajudá-los; e eles vieram e encheram ambos os barcos, ao ponto de começarem a afundar.
8 Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: “Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador!”
9 Pois ele e todos os seus companheiros estavam perplexos com a pesca que haviam feito,
10 como também Tiago e João, os filhos de Zebedeu, sócios de Simão. Jesus disse a Simão: “Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.
11 Eles então arrastaram seus barcos para a praia, deixaram tudo e o seguiram.

Ouvir

“Deus nos criou de maneira perfeita. Em sua sabedoria, dotou o ser  humano com uma boca só, contudo, nos colocou duas orelhas.”
desconhecido

Ouvir é uma ação que exige esforço da nossa parte. Quando não estamos dispostos a ouvir, temos uma capacidade biológica de direcionar a nossa mente de forma a não ouvir, ou no popular: “fazemos ouvido de mercador“. É discutido no meio científico que ao ouvir só retemos uma pequena parte daquilo que foi comunicado, de forma que, um bom ouvinte é um grande herói em todos os sentidos. Como está escrito em Romanos 10: 17 “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.” A falta de sabedoria está associada a não querer ouvir:

Prov. 19: 27 “Se você parar de ouvir a instrução, meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.”

 O bom ouvinte é capaz de:

1.       Evitar a distração - (v. 1) – Aquela multidão queria ouvir Jesus falar, muito embora uma grande multidão os comprimia, ouvia atentamente o que Jesus falava. Todos ficavam extremamente atentos para ouvir as Palavras da verdade.

ü  Evitar a distração começa com reverência. É uma ordem! (Eclesiastes 5: 1) “Quando você for ao santuário de Deus, seja reverente. Quem se aproxima para ouvir é melhor do que os tolos que oferecem sacrifício sem saber que estão agindo mal.”
ü  Para evitar a distração é necessário deixar de lado pensamentos que dispersam nossa atenção. Hebreus 3:1 “Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos.”)

2.       Estar pronto para confrontar seus próprios conceitos. (vv. 4, 5) – Na dinâmica de Pedro, ele já havia feito tudo o que era possível para pescar corretamente, mas mesmo diante da sua experiência tomou a decisão de crer na impossibilidade. Agora não era mais o conhecimento de Pedro na arte da pesca (conhecimento humano), agora era tão somente confiar.

ü  Reconhecendo sua pequenez. Quando somos capazes de derrubar conceitos construídos durante toda a nossa vida aceitar o que Ele tem pra nós é sinal de que começamos a ouví-Lo. (Isaias 55:9 “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus
pensamentos.”)
ü  Obedecendo a Ele sem restrições. Quando fixamos nossas metas no Senhor Jesus, seremos capazes não somente de ouvi-Lo, mas também de obedecê-Lo. (Hebreus 3:1 “Portanto, santos irmãos, participantes do chamado celestial, fixem os seus pensamentos em Jesus, apóstolo e sumo sacerdote que confessamos..”)

3.       É transformado pelas palavras do Senhor Jesus. (VV. 9-11) – Aquele que sabe ouvir também é transformado pelo que ouve. Ouvir palavras que mexem com nossos conceitos e deixar que elas provoquem mudanças em nossa história de vida sinaliza que houve maturidade e ousadia no processo de aprendizado. Há pelo menos quatro benefícios para aquele que sabe ouvir, como já citamos acima em Romanos 10: 17 “Conseqüentemente, a fé vem por se ouvir a mensagem, e a mensagem é ouvida mediante a palavra de Cristo.”

ü  O benefício da sabedoria. (Mateus 7:24) “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha..”
ü  O benefício da felicidade. (Pv. 8:34) “Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente à minha porta, esperando junto às portas da minha casa.”
ü  O benefício da cura. (Mt.13:15) “Pois o coração deste povo se tornou insensível; de má vontade ouviram com os seus ouvidos,e fecharam os seus olhos. Se assim não fosse, poderiam ver com os olhos, ouvir com os ouvidos,entender com o coração e converter-se, e eu os curaria”.
ü  O benefício da vida eterna. (João 5:24)  Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.”

É sempre mais difícil ouvir do que falar, mas saber ouvir traz conseqüências benéficas ao homem, principalmente no que diz respeito ao relacionamento com Deus e depois com o próximo. É uma terapia que transforma, cura, liberta e salva. Faça como Pedro: “Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”. Obedeça a Jesus, ouça-o no Pequeno Grupo que você participa ou em outras reuniões da igreja, ou mesmo quando Deus usar alguém para falar com você.

Um forte abraço, Pr. Kelner

Nenhum comentário: