sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Série saber ouvir III

"Eu francamente já não quero nem saber de quem não vai porque tem medo de sofrer..."


As vezes pensamos que só existem verdades dentro do nosso padrão de conduta, do que já aprendemos no contexto familiar, na escola ou na igreja. Posso aqui mostrar na Palavra de Deus diversos momentos em que Deus usou pessoas, situações e até animais para direcionar sua vontade, falar e até mesmo revelar valores que não conseguimos enxergar quando “os de perto” nos falam. Parece até brincadeira, quando alguém bem perto de nós fala alguma verdade e ela não surte efeito algum.  Em Nm. 22:28-31 é possível entender que quando O Senhor quer nos mostrar algo. Balaão precisava ser “sacudido” para entender de que o caminho que ele estava tomando estava errado, e que precisava modificar suas atitudes, isto é, tornar a fazer o que era certo. Toda a verdade é universal, porque não existe conceitos verdadeiros na boca de satanás, as coisas certas só tem uma origem, e o Senhor tem a liberdade de usar o que Ele quer para trabalhar o coração dos seus.


Para quem conviveu  comigo há muito tempo atrás, não será difícil lembrar de que a timidez me fechava portas e me impedia de realizar maiores planos em qualquer âmbito da vida. Já havia aprendido a lição do “mel e do vinagre”, agora estava na hora de encarar um gigante que atrapalhava meu desenvolvimento psicológico, social e emocional. Enfrentar meu próprio eu! Ninguém  a não ser eu mesmo poderia dar este grande passo, mesmo porque enquanto vivenciamos problemas deste tipo, geralmente não conseguimos “ouvir” o lógico, principalmente quando alguém muito perto nos fala. Como era difícil realizar planos, decidir algo importante pra mim, dizer algo que gostaria de falar sem que tivesse receio que que desse tudo errado, ou que alguém não gostasse daquilo, ou até mesmo de ouvir um não! Palavrinha cruel de ser ouvida não é?


Foi então que prestando a atenção à uma música do Vinícius de Morais cantada pelo Toquinho, isso mesmo, Vinicius e Toquinho. Aqueles versos me trouxeram uma verdade na forma que eu menos esperava:


Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
(Como dizia o Poeta – Vinicius de Morais)


Foi como a descoberta do fogo, estava ali uma verdade dentro de versos que eu nunca esperava que estivesse,a palavra chave estava dentro do contexto: Medo!


Voce tem medo de que? Para os críticos de plantão, eu não estou nem ai se você achar que não se pode encontrar respostas fora do contexto da religião, etc. A verdade é que a partir daquele momento comecei a refletir quanto tempo havia perdido, e quantas coisas havia deixado de viver por causa do medo de enfrentar minhas próprias realidades.  Fico pensando como Moisés foi sábio em aceitar conselhos de um sacerdote de Midiã, seu sogro o Jetro. Ora, Midiã era uma nação pagã e aos olhos de muitos poderia ser uma tremenda escorregada teológica dar ouvidos a um adorador pagão. Mas lemos em Ex. 17:24  “Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera.” Leia o contexto em Ex. 17:1-24 com cuidado, e você vai perceber que Deus nos instrui de diversas maneiras.


O medo se opõe à sua vitória e se agiganta contra todas as suas realizações. Em 1 João 4:18 diz assim: “No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor.” É hora de você (fundamentado em razões corretas) tomar posturas que te levem à sua vitória. São esses pequenos detalhes que fazem a diferença em nossa vida. Voce tem algo pendente, alguma coisa a ser resolvida que se levanta gerando medo e insegurança? Alguma decisão importante que precisa tomar? Lance fora o medo! Com certeza vamos nos deparar com a variação de duas respostas: sim ou não. Não receie nenhuma delas, qualquer que seja, sempre vamos aprender a lidar com isto, ou você nunca vai saber... se não tentar.


Pr. Kelner A. Queiroz

Nenhum comentário: