quinta-feira, 24 de setembro de 2009

SÉRIE SABER OUVIR II

"MAIS JUNTA MOSCAS MEL, DO QUE VINAGRE.”


“Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial.” (Provérbios 27:9)


Esta frase nunca saiu da minha cabeça, desde o momento em que um amigo falou para mim. Enos Domingues é uma daquelas pessoas serenas, observadoras que passei a admirar logo depois deste episódio. Pra quem me conheceu naquela época, a falta de maturidade era visível em meus procedimentos relacionais. “Chato de galocha” acho que era a palavra certa. Não tinha muitos amigos, nem sabia fazê-los. É claro tinha minha família que sempre nos compreende nestas horas, mas socialmente não era tão envolvido assim. Sempre atrapalhando no coro da igreja, ou mesmo divergindo sempre de tudo o que podia.


Saber ouvir, não era a minha especialidade, ou mesmo de ouvir conselhos, mas naquele dia essa frase fixou em minha mente e lentamente foi processando o seu significado em mim. Até então “amigo” para mim, era uma pessoa que firmava uma “amizade”, mesmo que superficial, e trocava algumas idéias, mas o conceito para mim mudou, ou mesmo, começou a mudar a partir daquele dia. É muito comum nós só acharmos que amigo é aquele que sempre está do nosso lado, nos dando a mão ou oferecendo alguns benefícios, mas ao contrário daquilo que eu imaginava, “saber ouvir” pode nos ajudar a identificar amigos mais próximos que que nós imaginamos.
Bem, creio que o Enos identificou por observação um ponto falho no meu procedimento e resolveu dizer em uma frase “criptografada”, pelo menos naquele instante, pois não havia entendido nada naquela hora: Kelner, mais junta moscas mel, do que vinagre! Pode crer, a ficha não caiu naquele momento, e eu nem imaginava o que aquela bomba de efeito retardado iria provocar em mim. Não foi diferente de Davi, quando o profeta Natã contou uma historinha (II Sam. 12:1-7) bem convincente, mas o amigo Natã fez a ficha dele cair na hora: Este homem és tu! Bem, no meu caso pouco a pouco fui refletindo: mel? Vinagre? Será que ele quis dizer que eu tenho sido vinagre...  Mel, com certeza não tenho sido. Pude enxergar a partir daí um grande universo de possibilidades que não tinha acesso por causa do meu temperamento, ignorância, imaturidade, etc. Apesar ainda da casca grossa a ser retirada, uma pequena incisão amiga já revelava uma grande possibilidade, a da mudança de comportamento. Não é uma coisa assim tão rápida, pelo menos não foi pra mim, mas tremendamente necessária pra que eu pudesse “crescer”. Parar para ouvir pode mudar a sua vida. Mesmo que não sejam palavras tão doces... ouça, medite, antes de falar qualquer coisa, este pode ser o momento da sua cura.


Como podem ver, graças a Deus, que usou um grande amigo, o Enos, eu posso usar isto para dizer a você que pode ter um amigo mais perto do que você pensa, e pode até ser quem você não imagina. Quando fui à Recife em 2007, a irmã do Enos me encontrou no ponto de ônibus, confesso não a conheci naquele momento, mas ela me conheceu, e já fazia 30 anos desde que eu o vira pela última vez. Pedi o telefone do Enos e ao chegar na casa da minha mãe, telefonei para ele, me identifiquei  e disse assim: Você está lembrado daquele dia em que me falou aquilo... ele não lembrava mais, mas eu sim, e assim pelo telefone agradeci a ele por ter me proporcionado um passo na minha maturidade.


E você, como tem se comportado diante de suas relações interpessoais, ou até mesmo em sua família. Você sabe ouvir? Sabe ficar em silêncio para digerir algo que talvez você não goste mas que aponta uma falha sua? Pode crer, talvez vá doer muito em você, mas isso pode mudar a tua vida para melhor. Está escrito:
“Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e disponho de conhecimentos e de conselhos.” (Provérbios 8:12)


Pare e pense: nem todo o bom remédio vem com um delicioso sabor, as vezes ele é amargo! Deus te abençoe.


Pr. Kelner

Um comentário:

diranimariana disse...

Olá pastor kelner, prazer muito grande é revêlo , mesmo na nete,saiba que esta frase não ficou gravada só no seu coração, sempre a uso, pq também me fez pensar desde a primeira vez que a ouvi na pib gravatá.Me fez procurar ser mais agradável a todos,como Paulo em Icor 10:33.
Saudades, abraços de tda família. para Mircia,Samuel e Pr Kelner