segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Série Saber ouvir IV

“Voce  já parou para pensar que o problema pode estar em você mesmo?”


Provérbios 12:15  “O caminho do insensato aos seus próprios olhos parece reto, mas o sábio dá ouvidos aos conselhos.”


Não é fácil ouvir frases deste tipo, quando ela se depara com seu “poderoso argumento” ou a tese que você está defendendo. O fato aconteceu quando eu enviei um email ao Pr. Edvar Gimenes por ter sido meu pastor na Igreja Batista Emanuel em Boa Viagem – Recife (não sei se ele se lembra do ocorrido), fazendo uma reclamação de uma pessoa e pedindo algumas orientações. Isso já faz alguns anos. Sempre quando a gente acha que está com a razão, nunca espera uma resposta que confronte sua convicção, mas a resposta veio de forma incisiva e poderia gerar, penso eu, duas atitudes: ficar chateado e nunca mais mencionar o assunto ou qualquer outro fato para ele novamente, ou refletir sobre a resposta sem que ela provoque algum dano. Aqui não entra o mérito do assunto que gerou o email, mas, o efeito da resposta.


O processo da maturidade produz avanços significativos quando somos capazes de processar a informação recebida e avaliar seu conteúdo com cuidado e assim depois, elaborar uma resposta que reflita uma verdadeira compreensão do fato. Observe esta passagem: “Ouve o conselho e recebe a instrução, para que sejas sábio nos teus dias por vir” (Provérbios 19:20). Essa passagem da Bíblia traduz como sendo sábio aquele que sabe ouvir, que medita nas palavras e não fala sem pensar. Entendo que Deus nos ensina de diversas maneiras, mas é necessário ser capaz de compreender a mensagem quando ela vem, e não perder o privilégio de entendê-la. Como já ouvi de uma pessoa: “oportunidade é careca e usa brilhantina, temos que pegá-la pelo pescoço”. É assim mesmo! Nós temos inúmeras oportunidades de aprender e temos que aproveitar todas.


A partir deste episódio, descobri duas coisas importantíssimas em minha vida. Primeiro eu realmente estava errado, não talvez pelo fato de minha reclamação ter sido verdadeira, mas por ter dado importância a algo que só apontava outro problema em mim: mágoa e falta de perdão. Parece até que uma coisa puxa a outra que precisava ser tratada também (disso eu falo depois). A segunda é descobri que o Pr. Edvar estava sendo um grande amigo quando fez a abordagem desta maneira, e a partir daí passei a admirá-lo não só como pastor, mas como um conselheiro.


Talvez você já tenha ouvido alguém “apontar” para algo em você que pode ser trabalhado, mas o seu orgulho impediu de você enxergar a rica possibilidade de ser trabalhado nesta área. Talvez você até reconheça isto, mas acha que é tarde para resolver e que talvez não tenha mais solução. Coloque no seu coração: nunca é tarde para a maturidade. Reconhecer um defeito pessoal e permitir que Deus “conserte” é a melhor coisa que pode te acontecer. Com certeza você terá a companhia da sabedoria quando tiver algo que precisa ser solucionado. Olhe para dentro de você e faça um inventário daquilo que Deus quer trabalhar em sua vida, Ele já está tentando a algum tempo, mas talvez você não esteja deixando. A Palavra de Deus diz: “Tesouro desejável e azeite há na casa do sábio, mas o homem insensato os desperdiça (Provérbios 21:20). Ele quer te fazer maduro e vencedor, deixe-O trabalhar.


Pr. Kelner A. Queiroz

Um comentário:

Elias P. Lins disse...

Olá Amado Kelner

Que paz do Cristo seja contigo. Parabéns pelo Blog. Um grande abraço do seu amigo e prof. Pr Elias P. Lins.