sexta-feira, 21 de maio de 2010

EXISTEM AMIGOS DE VERDADE SIM!

Existem fatos em nossas vidas que são inesquecíveis. Em minha memória, guardo boas lembranças da época de colégio. Eu estudei no Colégio Americano Batista em Recife, e havia um momento na semana, chamado lecção, onde reuníamos e entre palestras, cantávamos juntos com os outros alunos. Uma canção, me chamou a atenção e ficou guardado em minha memória, ela fala sobre a amizade verdadeira. Se não esqueci dos detalhes ela é assim:


Se uma boa amizade você tem,
Louve a Deus pois amizade é um bem.
Toda boa amizade você deve conservar,
Como é bom quando se sabe amar.
Amizade vem de Deus e a Deus deve levar,
Como é bom quando se sabe amar.


Uma boa amizade é mais forte do que a morte.
Mesmo longe, na saudade,
a amizade vai ficando até mais forte.
A amizade é na vida uma canção.
A amizade faz cantar o coração.
Ser amigo é fazer ao amigo todo o bem.
Como é bom saber amar alguém!
A amizade vem de Deus e a Deus deve levar.
Como é bom quando se sabe amar!

Amizade é na vida uma canção... 
Amizade faz cantar o coração... 
Ser Amigo é fazer ao amigo todo o bem... 
Como é bom saber Amar alguém!

 A amizade vem de Deus e a Deus...

Poemas como esse são capazes de criar em nós um vínculo de conceitos que nos ajudam a continuar crendo no poder de uma amizade verdadeira. Os valores colocados em nós durante o percurso da nossa vida tem o poder de juntar ou espalhar, construir ou destruir, começar ou nunca tentar. Já passei, desde que cantei pela primeira vez essa música, por experiências que marcaram a minha história em todos os sentidos: Alegrias, decepções, sentimentos de derrota, e muitas vitórias, e dentro deste contexto, os princípios contidos nesta mensagem ficaram marcados profundamente em minha vida o suficiente para crer que a despeito das falsas amizades que se intrometem em nossas vidas, sempre Deus nos proporciona amizades verdadeiras. E é no momento de fragilidade que precisamos desses valores para não desistir de crer que existem ótimas pessoas à nossa disposição para firmarmos amizade e péssimos amigos para testar a nossa paciência e capacidade de perdoar.

Veio escrito no rodapé da agenda que ganhei este ano uma frase assim: “O falso amigo é como a sombra, só aparece quando o sol brilha.” Não veio o autor da frase, mas tem um valor embutido nela. Amigo é aquele que está conosco em todos os momentos da nossa vida, bons ou maus. O amigo de verdade é capaz de nos dizer verdades e nos apontar erros, e se somos amigos dele, em contrapartida, somos capazes de ouvir estas verdades e agradecer a Deus por tê-lo usado. Deus usa os amigos para tratar nosso comportamento, nos pontos que ainda não enxergamos, e para isso é necessário aqui a inclusão da humildade, um quebrantamento que forja a maturidade de que precisamos. Deus não usa os amigos só para nos acompanhar em momentos difíceis ou estar conosco comemorando uma vitória; Ele usa esses amigos para moldar as nossas vidas.

Em Eclesiastes 4:9-12, lemos assim:

9 É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.
10 Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!
11 E se dois dormirem juntos, vão manter-se aquecidos. Como, porém, manter-se aquecido sozinho?
12 Um homem sozinho pode ser vencido, mas dois conseguem defender-se. Um cordão de três dobras não se rompe com facilidade.

Que valores você tem acumulado durante o percurso da sua vida? É possível que você esteja magoado com alguém, em quem você confiou, criando em você um sentimento de revolta e conseqüentemente forma-se uma recusa em arriscar conhecer outras pessoas. Os princípios são eternos e tenha certeza que ele formou pessoas como você, corretas, que amam verdadeiramente e que estão prontas a firmar um novo laço de amizade com você. Deus tem preparado para a sua vida pessoas para estarem juntinho a você. Tenha certeza, ainda existem muitos amigos. Relacione-se, coloque Deus entre suas amizades, e assim tenho certeza que você poderá identificar aquele que Deus colocou para você. Quanto aos maus e falsos amigos, ore por eles, pois precisam da graça do Senhor e também podem ser curados. Creia!

Pr. Kelner Alcântara Queiroz

Um comentário:

Uma aprendiz disse...

A Paz!

Vim conhecer seu blog e o lincarei ao meu.

Espero contar com sua amizade.

Um forte abraço em Cristo Jesus